Capoeira Angola em Omaha! Squindin din, squindin din...

   Hello! Tudo bom? Aqui tá esquentando e eu estou assoberbadissima cheia de coisas to do e muito atrasada com as postagens. Resolvi fazer o que deveria ter feito desde o início e determinei que postarei a princípio todas as Segundas-feiras. Já é um bom começo!
  Domingo 2 de abril (falei que tava atrasada) fomos a uma roda de capoeira. Sim, existe um grupo de capoeira aqui em Omaha, Grupo Vadiacao de Oxossi. Ano passado, atraida pelo som do berimbau,  ja havia encontrado um capoeirista na rua, perto do local onde ele da aulas. Desta vez pudemos assistir a toda apresentacao. 
   Seguem as fotos, afinal eu to aqui pra isso:

"Pedaço de arame com um pedaço de pau..."


Mestre Perere a esquerda.





   O mestre contou que se apaixonou pela capoeira quando viu pela primeira vez em Washington, D.C. Ha mais de 20 anos ( 23 acho) que ele se dedica ao esporte .
   O mix de "luta com balet" foi o que mais lhe chamou atencao.







 
 E o nome Vadiaçao de Oxossi? Ele me explicou que o grupo tambem pratica arco e flexa e caça e Oxossi representa bem essas praticas.
   Oxossi é um Orixá Odé (caçador).






Atabaque & Agogo




Nao ha brasileiros no grupo. É muito interessante ver uma pratica cultural táo marcante do seu país sendo realizada de uma maneira táo respeitosa e com tanta alegria e prazer em um local de cultura tao diferente.




   Ai, ai, quem me dera! Capoeira foi meu sonho de infancia , eu amo assistir, amo as cantigas, amo a roda. Ja repararam que tudo afrocentrado acontece numa roda? Presta atencao.
    Eu fiz uns videos curtos tambem que eu vou postar na pagina do Facebook https://www.facebook.com/OmahaSemVeu/ , ja que eu desisti na tentativa numero 1000 de subi-lo aqui.
     Pra ver a pagina do grupo de capoeira:

    Maravilha, néahm? Weekend couting... Bjs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inauguration

Um jantar arabe em Lincoln, NE.

Um ano em Omaha!